Uso da Bateria

20-05-2011 12:59

 Dois aspectos da bateria é bom salientar, a durabilidade e vida útil.

A durabilidade é determinada pelo número de células, quanto mais células mais durável ela será. A maioria dos modelos convencionais trabalham com 3 células, mas tem no mercado baterias com 6 células.

Agora quanto a vida útil da bateria que é o mais importante. Dependendo do uso dela ela prolongará sua vida útil ou encurtará. Se não usarmos corretamente ela começa perder a capacidade de carregamente de 100% vai baixando para noventa, oitenta, até chegar a hora que não carregará mais. Então para evitar essa perda antecipada as sugestões abaixo serão úteis.

1º - Seguir as orientações do fabricante assim que começa usá-la quanto ao modo de carregamento inicial. Leia atentamente o manual que acompanha o seu portátil para poder usar corretamente.

2º - O uso que faremos no dia-a-dia terá grande influencia. Muitos com medo de perder os dados com uma possível falta de energia mantem a bateria no laptop enquanto o cabo de energia também está conectado. Ou ficam no carrega e descarrega a bateria durante o dia. Quando estamos em casa ou no local de trabalho não há necessidade de deixar a bateria no laptop. É só ligar ele diretamente na energia sem a bateria. Esse hábito fará com que a vida útil da bateria seja prolongada. Se precisar carregar a bateria e usar o computador ao mesmo tempo pode fazer isso e assim que carregar pode tirar a bateria com o computador ligado mesmo. Enquanto o cabo de energia estiver conectado nós podemos manipular a bateria sem problema algum, tanto para colocar a bateria se tivermos que nos deslocar e levar o computador, tanto para retirar a bateria. Essa ação não apresentará problemas nem para a bateria nem para o computador. Isso se dá devido ao gerenciamento de energia. Quando conectamos a energia a bateria é liberada. E quando tiramos a energia a bateria entra em ação.

Quanto a perder dados quando falta energia os editores tem o recurso de auto salvar que podemos configurar para salvar a cada poucos minutos. Se por acaso faltar energia a perda será insignificante.

3º - Quanto ao ciclo de carregamento em si. Primeiro devemos sempre carregar a bateria por completo e descarregar por completo para que não haja o que é chamado de bateria viciada. Segundo nunca deixar por um longo período a bateria sem carregar e descarregar completamente. Veja na documentação do fabricante sobre o assunto.

Para saber detalhes técnicos sobre a bateria pode-se ler na própria bateria ou ir com o botão direito do mouse no ícone da bateria no painel e escolher